Sobre

O SPC ESCOLA, é uma nova ferramenta, segura e eficaz, para que os estabelecimentos de ensino reduzam a inadimplência e recuperem, com baixos e de forma eficaz, os créditos de seus inadimplentes.

O desconhecimento do entendimento dos limites previstos em lei e das ações permissíveis de cobrança ou de restrição ao crédito, vinha sendo um grande fator de impedimento para que as Instituições de Ensino Particular, viessem a utilizar o SPC – SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO como minimizador dos riscos de inadimplência, pelo menos até o momento, com um esclarecimento juridico eficaz da legalidade e possibilidade de passarem a usar o www.spcescola.com.br .

Muitos dos Estabelecimentos de ensino particular, possuem uma despesa considerável e relevante, para o seu orçamento administrativo mensal, com escritório de advocacia e outros sistemas de cobrança, que acabam não proporcionando o resultado efetivamente esperado, com agilidade e baixos custos.

Justamente por isso, seguindo o exemplo do que já é feito e aplicado em outras Câmaras de Dirigentes Lojistas, em diversas cidades do país, todas interligadas entre si, através do BANCO DE DADOS DO SPC BRASIL , a Câmara Rio resolveu criar o  www.spcescola.com.br . A vantagem do uso deste sistema, através do SPC BRASIL, que é o maior Banco de Dados da América Latina é que o mesmo possui ampla cobertura sobre todas as grandes redes do varejo e comércio em geral, micros e pequenas empresas, além de possuir todas as informações do Sistema Financeiro Nacional.

Outros Bancos de Dados, com foco tradicional mais no sistema financeiro e que não possuem a mesma cobertura, QUE SOMENTE O SPC POSSUI NO VAREJO, não dão ao estabelecimento de ensino a ampla proteção que o legítimo SPC ESCOLA dá. Recentemente, vem sendo anunciadas parcerias e formação de bancos de dados de estabelecimentos de ensino, até mesmo em parceria com entidades patronais do seguimento, entretanto os mesmos são com empresas distribuidoras de outros bancos de dados, que não possuem a ampla cobertura que somente o SPC possui junto ao varejo.

O público alvo do www.spcescola.com.br : Escolas de ensino médio e fundamental, faculdades, universidades, cursos preparatórios, pré-vestibulares, cursos de informática, escolas técnicas, jardins de infância, escolas de idiomas, creches e outros.

O segmento educacional, principalmente escolas de ensino médio e fundamental vem enfrentamdo dificuldades financeiras, provocadas pela inadimplência dos responsáveis e alunos, que atrasam o pagamento de mensalidades.

As entidades de ensino, mal orientadas e assessoradas, entendiam que nada podiam fazer para “cobrar” as mensalidades em atraso, já que os seus principais instrumentos de pressão contra alunos, cujos pais ou responsáveis encontram-se inadimplentes, são proibidos por legislação federal ( suspensão de provas e expedição de documentos / transferências e boletins).

Realmente, não se pode, em momento algum, CRIAR CONSTRANGIMENTO PEDAGÓGICO AO ALUNO ( É SOMENTE ISSO QUE É PROIBIDO ), conforme já esclarecido acima.

Entretanto, nada impede que o débito seja apontado / inscrito, no CPF do responsável pelo aluno, desde que o estabelecimento de ensino tenha um contrato de prestação de serviços com o mesmo.

Além de jurisprudências de Tribunais Superiores, vale a pena ressaltar que , dentro da legislação o “ Cadastro Restritivo de pais mal pagadores” sempre pode ser consultado pelos Bancos de Dados e suas empresas associadas pois, além dos restritivos do seu próprio Banco de Dados, todos fornecem também informações de protestos a nível nacional e de ações judiciais. Daí se verifica que se a lei já permitia que os Estabelecimentos de Ensino cobrem os débitos judicialmente, e esta ação pode ser consultada pelos Bancos de Dados, É ÓBVIO QUE JÁ SE PODIA CONSULTAR A MUITO TEMPO OS MAL PAGADORES.

O www.spcescola.com.br veio apenas para facilitar a vida e a rotina dos Estabelecimentos de Ensino, e dos próprios devedores, pelos seguintes substratos fáticos:

1. Com o registro do débito no www.spcescola.com.br , o Estabelecimento de Ensino evita maiores despesas e tempo com ações judiciais , para receber os seus créditos;

2. Os inadimplentes economizam e podem mais fácilmente buscar acordo ou quitar suas pendências. Ao receberem a NOTIFICAÇÃO do SPC , possuem 10 dias para procurarem o estabelecimento para um acordo ou contestarem a divida, evitando assim maiores despesas com advogados e custas judiciais que fatalmente são somadas numa ação judicial de cobrança.

Agora com o www.spcescola.com.br somente nos últimos meses, somente no Rio de Janeiro, mais de 500 escolas de ensibo médio, as principais Universidades e Faculdades, cursos, creches, se associaram ao www.spcescola.com.br , que por sua vezesta interligado ao SPC BRASIL (maior Banco de Dados da América Latina), já contando com os apontamentos do comércio em geral e milhares de estabelecimentos de ensino pelo país, restringindo as opções dos inadimplentes, assim o débito escolar ( gerido pela iniciativa privada ), passa fazer parte do amplo Banco de Dados de proteção ao crédito em todo país.

Além deste fundamental instrumento contra a inadimplência, os estabelecimentos de ensino associados à CÂMARA RIO / SPC RIO passam a contar com a imensa gama de consultas cadastrais e serviços, QUE SOMENTE A CÂMARA RIO pode oferecer, conforme pode ser verificado mais abaixo.